Um tubarão-baleia foi encontrado encalhado na manhã deste sábado (7), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O animal estava na Praia de Monsuaba e foi ajudado por pescadores a voltar a uma área mais profunda.
“Pegamos o barco e fomos empurrando, e ela parou na outra praia. O animal é grande, todo mundo ficou surpreso. Nunca tinha visto por aqui, nem nas pescarias”, contou o pescador Sidney José Matos, que acompanhou toda a ação.
O tubarão-baleia vive em oceanos quentes e de clima tropical. Além de ser a maior das espécies de tubarão, é também o maior peixe já conhecido, podendo ter de 12 a 15 metros e pesar aproximadamente 15 toneladas.
“É o maior peixe que existe. É um peixe de águas oceânicas, e é muito estranho ele aparecer em águas tão rasas. A gente pede para que quem vê-lo, nos avise pra gente poder acompanhar. Ele é um peixe filtrador, sem dentes, que filtra e come plâncton. É um animal bastante peculiar e muito raro de se ver”, disse Régis Lima Pinto, oceanógrafo e chefe da Estação Ecológica de Tamoios.
Ainda segundo o oceanógrafo, o animal é completamente inofensivo ao homem porque não tem dentes e se alimenta de plâncton, por filtração. “Não há risco nenhum, porque ele é filtrador, ele come plâncton, apesar desse tamanho todo. É um peixe, e tem esse nome porque se parece com uma baleia, por causa do tamanho. É muito grande, chega a 15 toneladas, tem de 12 a 15 metros. É um peixe incomum”, explicou Régis.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution