A Turquia afundou, de propósito, um Airbus A300, com dimensões colossais, por um motivo curioso: transformá-lo num recife de corais artificial. Tudo pelo bem do turismo.
Com a investida, as autoridades turcas esperam atrair mais turistas para a região, principalmente os praticantes de mergulho, dispostos a desbravar a biodiversidade marinha no Mar Egeu.
Nos últimos anos, o turismo caiu significativamente na Turquia, diante de uma série de ataques suicidas e turbulências políticas. Essa já é a terceira aeronave de grande porte e a maior, até o momento, que o país afunda pelo bem do turismo.
Comprado de uma empresa privada por cerca de US$ 90 mil, o Airbus concluiu sua última viagem no sábado (4). Seu destino final foi a cidade turística de Kusadasi, famosa por seus resorts.
Para submergi-lo, as autoridades locais montaram uma força-tarefa, para evitar danos ao leito marinho. A operação durou duas horas e meia, segundo o jornal Daily Sabah.
Antes de entrar no mar, o Airbus passou por uma grande limpeza para a retirada de resquícios de combustível e peças que poderiam prejudicar o meio ambiente.
Este vídeo publicado no Youtube pela Ayndinpost TV mostra a operação para afundar o avião, que foi ovacionada.:
Recifes artificiais não são novidade no mundo. Navios que naufragaram são o tipo mais comum, mas existem outros. Em 2008, a cidade de Nova York afundou vagões de metrô obsoletos no Oceano Atlântico e, durante 12 anos, o artista plástico Jason de Caires Taylor esculpiu belas esculturas no formato de pessoas em pedras que facilitam o crescimento dos corais e que hoje formam o “Cancun Underwater Museum”
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods