Condicionamento Físico e Saúde para o Mergulhador

Há muitos anos recebendo mergulhadores para checkup, percebi que muitos se preocupam com o consumo de ar, mas poucos se preocupam como sua saúde está e pode afetar sua performance no mergulho.

Mergulhadores envelhecem, e poucos se lembram disto. O corpo não aguenta aos 50 anos os mesmos desaforos dos 20. Ganhamos peso com mais facilidade, os distúrbios metabólicos surgem, a genética começa dar alguns sinais, e poucos fazem alguma coisa à respeito.

Fato, pelo menos 50 por cento das raras fatalidades no mergulho tem causa cardio-vascular associada. Ou seja, o indivíduo tinha uma condição pré-existente não diagnosticada ou não tratada. E um aspect que não ajuda em nada é que uma vez aprovado como mergulhador, um indivíduo não precisa passer por checkup medico para revalidação. Este problema não é exclusivo do mergulho, mas pega bastante por aí.

Voltando ao título, faça um checkup, com um médico especializado, e trate/aborde qualquer nova condição de saúde que possa ter surgido.

Estando tudo em ordem, e aprovado para atividades físicas, procure um educador físico que possa te orientar nas diversas formas de treinamento que possam manter/melhorar sua saúde, e sua qualidade como mergulhador.

De uma maneira geral, todos devem fazer exercícios aeróbios e de força, pois ambos são importantes. O ideal seria ao menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbios, e pelo menos duas sessões semanais de musculação, ou pilates, ou outra forma de exercício de força.

Isto é só um papo inicial de introdução desta coluna, onde estarei passando diversas dicas de saúde geral e para o mergulho

Boas águas e até mais

Por: Dr.Gabriel Ganme

Para consultas e mais informações visite:

http://www.gabrielganme.com.br/

Clínica de Medicina Esportiva, de Mergulho e Expedições Dr. Gabriel Ganme 

Centro médico em São Paulo
Endereço: Av. Moema, 170 – conj. 133 13º andar – Moema, São Paulo – SP, 04077-020
Horário: 09:00 às 18:00
Telefone: (11) 5051-1913

About The Author