Projeto Million Waves, despoluindo os oceanos e mudando vidas

Hoje trazemos para vocês esse incrível projeto que está mudando vidas, o principal objetivo do projeto Million Waves é criar membros superiores prostéticos sem custo para pessoas necessitadas.

Todo o material das próteses é retirado da poluição dos oceanos, oferecendo assim, uma solução prática e sustentável para os oceanos poluídos.

Segue abaixo a entrevista baseada no release que o projeto enviou para a Dive Mag

Como surgiu o projeto Million Waves ?

Chris Moriarity estudava na Universidade do Norte de Iowa, conheceu a mulher que agora é sua esposa, Laura Moriarity.

O casal se mudou ao redor do país após a formatura e acabou em Anacortes, Washington, na ilha de Fidalgo. Lá, os Moriarity experimentaram a vida costeira, e perceberam a importância de proteger e preservar o litoral dos resíduos de plástico. No início de abril de 2018, Chris Moriarity estava lendo sobre a necessidade negligenciada de membros prostéticos em todo o mundo.

Então, uma noite, Chris acordou com o pensamento: temos toda essa tecnologia e todo esse desperdício, por que alguém não conecta essas duas coisas? Ele acordou Laura e apresentou sua ideia. Duas semanas depois, o Projeto Million Waves foi lançado no Dia da Terra, em 18 de abril de 2018.

Qual é o objetivo do projeto Million Waves?

O Projeto Million Waves tem uma MISSÃO para reunir duas situações globais inaceitáveis e oferecer uma solução prática e sustentável. Nós retiramos o plástico do oceano, limpamos e o transformamos em próteses impressas em 3D. Nós nos esforçamos para promover a conscientização sobre a necessidade de próteses e a necessidade de fechar o ciclo de uso de plástico em todo o mundo.

Temos uma VISÃO para fornecer próteses para todos os indivíduos que não têm opções acessíveis, e para fechar o ciclo do plástico oceânico.

Porque o projeto Million Waves escolheu o plástico que vem do oceano?

Cerca de 18 bilhões de libras de resíduos plásticos fluem para os oceanos a cada ano nas regiões costeiras. Isso é o equivalente a cinco sacolas de lixo plástico situadas em cada passo do litoral ao redor do mundo.

Como o Million Waves chegou ao Brasil?

Alana Rodrigues, Diretora de Criação e Líder do Capítulo Brasil, trabalha junto com a Laura Moriarity (co-fundadora) há mais de 4 anos e desde o início do projeto vem ajudando na parte de identidade visual e materiais gráficos como voluntária.

Em setembro desse ano surgiu a oportunidade de abrir o capítulo Million Waves em Natal, então pulamos de cabeça! Afinal não há melhor lugar do que esse nosso litoral para levar essa missão e ajudar as pessoas que necessitam de prótese de membros.

Demos o pontapé inicial no dia Mundial de Limpeza, dia 15 de setembro na praia da Redinha, e desde então estamos trabalhando com ajuda da sede do projeto para suprir essa necessidade negligenciada que é a falta de próteses de membros para crianças e adultos, e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo, conscientizando as pessoas a usarem menos plástico e não sujarem nossas praias.

Como funciona a Coleta do Plástico?

A maior parte do nosso plástico vem através da limpeza oceânica, realizadas por voluntários.

 No início de outubro, o MWP lançou o programa “Start a Cleanup” que dá às pessoas em todo o mundo a oportunidade de fazer a diferença, fornecendo aos indivíduos, grupos e organizações, as ferramentas e instruções necessárias para iniciar limpezas em sua comunidade local e doar o plástico Coletado.

O plástico coletado ou doado é lavado pela equipe do Projeto Million Waves e depois triturado no triturador comercial. O plástico triturado é então processado em maquinário especializado que produz bobinas de filamentos de impressoras 3D. O filamento é alimentado em uma de nossas impressoras 3D para imprimir uma mão, braço ou dígito único, personalizado exatamente de acordo com as especificações do indivíduo que precisa de uma prótese.

Quanto material é necessário para consegui fazer uma prótese?

São necessárias de 15 a 30 garrafas plásticas de água para criar uma mão ou um braço, dependendo do tamanho e dos custos, entre US$ 45 e US$ 130 para reciclar, imprimir e entregar, mas são 100% gratuitas para o destinatário.

Qualquer pessoa pode obter a prótese?

Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode solicitar um membro através do site e a equipe do MWP treinará o destinatário através do processo de medição. Em seguida, as medições são enviadas para um modelador 3D voluntário, que envia os arquivos 3D para as impressoras, para imprimir o membro personalizado.

Como posso ajudar no Projeto?

Nós vendemos produtos sustentáveis para arrecadarmos fundos, e estamos fazendo nossa vaquinha online para comprar nosso maquinário, para que possamos fazer nossa reciclagem aqui no Brasil, sem ter custos adicionais mandando esse plástico para ser reciclado na nossa sede nos Estados Unidos. Todo o lucro das vendas e doação são direcionados para nosso projeto.

Outras formas de ajudar o projeto são: promover vendas, tais como bazar, vendas de doces, corridas e maratonas, etc. Você pode enviar o valor arrecadado para o projeto. Caso precise de algum auxílio, basta mandar o e-mail alana@millionwavesproject.com.

Outra forma importante de ajudar é levando nossa missão a frente! Converse com amigos, compartilhe nossas postagens em redes sociais ou participe da limpeza de praia e leve seus amigos. Quanto mais gente puder ajudar, melhor!

Como ser voluntário?

Para ser voluntário basta ir no nosso site, baixar o formulário e enviar para o email hingred@millionwavesproject.com

Posso juntar garrafas e levar diretamente para o projeto?

No momento estamos recebendo somente plásticos que foram coletados nas praia, rios, lagos e áreas costeiras. Para ajudar no nosso processo, você pode limpar o plástico para retirar todos os resíduos, tirar as etiquetas e rótulos, remover a tampa e se possível, cortá-lo. Depois desse processo e do plástico seco, passamos ele para a trituradora para que seja enviado para nossa sede nos Estados Unidos

Informações de Contato

millionwavesproject@gmail.com

Website

www.millionwavesproject.com/pt

Facebook

www.facebook.com/mwpnatal

Instagram

@millionwavesbrasil

Vídeos

https://vimeo.com/269070819#at=4

https://www.youtube.com/watch?v=CFf7kNt6geE https://www.youtube.com/watch?v=O3ubE30Q3uc

About The Author