Cientistas que exploram os mistérios dos oceanos descobriram cerca de 100 novas espécies


Cientistas que exploram os mistérios dos oceanos descobriram cerca de 100 novas espécies em potencial, incluindo uma criatura misteriosa que se assemelha a uma estrela-do-mar.

Os cientistas avistaram uma esquiva lula do fundo do mar que pode ser nova para a ciência durante uma expedição do Ocean Census em fevereiro ao Bounty Trough, na costa da Nova Zelândia. 
Kathrin Bols/Censo Oceânico/FOGO

A expedição concentrou-se no Bounty Trough, uma área pouco explorada ao largo da costa da Nova Zelândia, a leste da Ilha Sul, com 800 quilômetros de extensão. Durante três semanas, os pesquisadores a bordo do navio de pesquisa Tangaroa, do Instituto Nacional de Pesquisas Hídricas e Atmosféricas do país, coletaram quase 1.800 amostras em profundidades de até 4.800 metros, encontrando diversas espécies de peixes, lulas, moluscos e corais que podem ser novas para a ciência.

O Dr. Daniel Moore, gerente científico da expedição do Ocean Census, uma aliança recentemente lançada com o objetivo de identificar 100.000 espécies desconhecidas nos próximos 10 anos, descreveu a exploração como emocionante, destacando a falta de dados sobre a região na costa leste da Nova Zelândia. Nas próximas semanas, uma equipe de cientistas irá analisar e descrever as descobertas para confirmar se são de fato novas espécies.

Uma das descobertas que intrigou os pesquisadores foi uma criatura inicialmente confundida com uma estrela-do-mar ou anêmona-do-mar.

About The Author