Este pequeno cervo, de pele escura, já era conhecido há muitos anos, habitando vastas áreas que se estendem da Argentina à Colômbia.

Até então, acreditava-se que existiam apenas duas espécies de pudu: o Pudu puda, presente nas florestas da fronteira entre Argentina e Chile, e o Pudu mephistophiles, também chamado de pudu pequeno ou do norte, considerado o menor veado do mundo, habitando regiões montanhosas entre Peru, Equador e partes da Colômbia.
No entanto, uma nova análise revelou uma terceira espécie, a Pudella carlae, endêmica do Peru e encontrada ao sul da depressão de Huancabamba, cerca de 1.000 quilômetros ao norte de Lima. Esta descoberta marca o primeiro registro de uma nova espécie de cervo na América em 60 anos e a primeira no século 21 em todo o mundo.
Os estudos, liderados pelo cientista peruano Javier Barrio e apoiados pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Estado do Peru (Sernanp), destacaram diferenças significativas entre as espécies. A Pudella carlae é maior em tamanho, tem pelagem mais escura e apresenta diferenças no formato das orelhas, distinta das outras espécies de pudu. Essas descobertas são cruciais para a conservação desses animais raros e a proteção de seus habitats.
More
The Shocking Record of Greenland’s Ice Melt: Huskies ‘Walking on Water’
The Brave Lionfish Hunters of the Caribbean
Over 800 New Marine Species Discovered in Global Expedition