Este fenômeno natural foi capturado com Pen y Fan, o pico mais alto do Parque Nacional Bannau Brycheiniog, como cenário, coberto por uma camada de neve brilhante. Além disso, cidades como Swansea, Powys, Gwynedd e Flintshire também foram presenteadas com a visão das luzes dançantes da aurora boreal.
A aurora boreal acontece quando partículas carregadas do Sol interagem com os gases na atmosfera terrestre, criando esse espetáculo de luzes vibrantes. Os observadores descreveram a exibição como uma das melhores em anos, com algumas pessoas comparando-a às vistas frequentemente testemunhadas na Islândia durante o inverno.
Embora seja mais comum na Escócia, raramente testemunhamos a aurora boreal tão ao sul como no País de Gales. No entanto, na noite de domingo, as condições estavam excepcionalmente favoráveis, com tempo claro e seco e ventos brandos, especialmente no norte do país, onde as temperaturas chegaram a -3ºC.
As cores predominantes da aurora boreal são o verde, resultado da interação das partículas com o oxigênio na atmosfera mais baixa, e o vermelho, quando as partículas atingem o oxigênio em altitudes mais elevadas. Já o azul ou o roxo aparecem quando o nitrogênio está envolvido no processo.
Fotógrafos que ficaram acordados para testemunhar esse espetáculo celestial compartilharam suas imagens incríveis, capturando a magia das luzes do Norte no céu galês.
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing