Nosso parceiro e colaborador Maurício Carvalho esteve mergulhando recentemente no naufrágio do Pinguino em Ilha Grande, RJ e verificou que o casco de bombordo (o de cima) do naufrágio havia cedido, formando um grande vale do meio do casco para a popa, com a clara ruptura da solda das chapas.
O convés na altura da entrada do porão de popa se desprendeu e está agora inclinado em cerca de 30 graus em direção ao fundo, parece que não deve permanecer nessa posição por muito tempo.
Também o casco sobre a sala de máquinas e o segundo porão já encontra-se muito fragmentado, de forma que qualquer penetração no navio parece muito temerária.
Prudência amigos deve ser a palavra de ordem.
Segue uma ilustração comparando o navio em 2016 com as mudanças recentes e fotos do atual estágio para avaliação e planejamento de mergulho.
Com base no histórico de desabamentos recentes na estrutura do Naufrágio é extremamente recomendado que não efetuem penetração no interior do Navio, pois parte de sua estrutura pode se romper e desabar sem aviso prévio.
Para mais informações e acompanhamento de assuntos pertinentes recomendamos seguir a página Naufrágios do Brasil no facebook
ou o site: http://www.naufragiosdobrasil.com.br/
More
Titanic Recreated in Stunning 3D Model Reveals New Details About the Historic Sinking
Giant Iceberg Threatens Wildlife in South Georgia
Wreckage Found in Kenya Could Belong to Vasco da Gama’s Ship