Cientistas norte-americanos alcançaram êxito ao interagir com uma baleia jubarte em seu próprio idioma, e agora sugerem que essa técnica poderia ser útil para a comunicação com extraterrestres no futuro. Pesquisadores da UC Davis, Alaska Whale Foundation e Instituto SETI documentaram uma “interação acústica (e comportamental) intencional entre humanos e baleias”.
O estudo, publicado na revista científica PeerJ, detalha a experiência com uma baleia jubarte adulta chamada Twain, no sudeste do Alasca. Os cientistas realizaram “chamadas de contato”, equivalentes a uma saudação humana, e Twain respondeu durante 20 minutos.
Os pesquisadores acreditam que o comportamento da baleia pode se assemelhar à maneira como espécies alienígenas procurariam se comunicar com a humanidade. Brenda McCowan, autora do artigo e professora de veterinária na UC Davis, explicou que, ao estudar as diversas formas de inteligência neste planeta, é possível obter insights sobre como seria uma inteligência alienígena, pois “não será exatamente como a nossa”.
McCowan destacou que o experimento representou a “primeira troca comunicativa entre humanos e baleias na ‘linguagem’ jubarte”. Durante o estudo, um alto-falante subaquático emitiu o “chamado de contato”, levando Twain a se aproximar e circundar o barco da equipe. A baleia respondeu a todas as chamadas, ajustando-se às variações nos intervalos entre cada sinal.
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Incredible Discovery in Antarctica: 1.2-Million-Year-Old Air Bubbles May Uncover Ice Age Mysteries
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles