Por: Roberto Trindade | Foto: Kadu Pinheiro
A falta de conhecimento em relação ao meio ambiente marinho ainda faz com que a população não mergulhadora não perceba o verdadeiro valor dos tubarões.
O conhecimento que se tem dos tubarões na maioria das vezes, ainda é o adquirido com outras pessoas. É ouvindo e assimilando as falas dos pais, dos amigos, da comunidade próxima e da sociedade que o sujeito se constitui.
O medo de tubarões é secular. Monstros marinhos sempre ameaçaram o inconsciente dos homens em suas navegações.
Na atualidade a mídia é provavelmente a maior causa do medo de tubarões. Tubarões são retratados como criaturas cruéis e perigosas.
A sua aparência física é considerada como assustadora. Seus muitos dentes afiados e seus olhos sem emoção e frios, são vistos como ‘ameaçadores’.
Filmes como Maré Negra (Dark Tide) e Do fundo do mar (Deep Blue Sea) entre diversos outros têm particularmente representado os tubarões de forma negativa.
Mas foi o filme Tubarão (1975) dirigido por Steven Spielberg baseado no livro Tubarão, de Peter Benchley de 1974 que exacerbou o medo de tubarões. Szpilman aponta o filme Tubarão como divulgador do aspecto fóbico dos cartilaginosos.
Alem disso e com frequência notícias de avistamentos de tubarões na mídia , de surfistas ou nadadores mortos ou mordidos desencadeiam ainda mais esse medo exagerado.
A fobia é o medo excessivo ou injustificável de algo específico ou de uma situação.
Denomina – se Selachofobia ou Galeofobia o medo de tubarões.A palavra selachofobia é cunhada da palavra grega “Galeos”, que significa tubarão e “Phobos”, que significa medo profundo ou pavor.
O tubarão é o mais citado dentro dos animais marinhos que geram esse medo excessivo.
Os ataques de tubarões são os mais divulgados e menos entendidos em todos os aspectos relacionados ao comportamento dos tubarões.
Como lidar com essa fobia e favorecer um maior entendimento a respeito desses animais garantindo sua preservação?
More
Astronomers Detect the Most Powerful Gamma-Ray Bursts in the Universe
The mysterious “Neptune balls” that clean the oceans
Pink-faced fish discovered in the deep waters of California