Um grupo de cientistas revelou a existência de “pelo menos quatro novas espécies de polvos de águas profundas” no mar adjacente à Costa Rica, de acordo com um comunicado do Schmidt Ocean Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa oceânica.
Durante duas expedições às montanhas subaquáticas ao largo da costa do Pacífico da Costa Rica, pesquisadores a bordo do navio de pesquisa Falkor identificaram dois berçários de polvos em fontes hidrotermais, conforme declarado no comunicado.
A Dra. Beth Orcutt, co-diretora das expedições do Laboratório Bigelow de Ciências Oceânicas, afirmou: “Nossa equipe descobriu novas fontes hidrotermais na costa da Costa Rica e confirmou que elas abrigam berçários de polvos em águas profundas e uma biodiversidade única.”
Uma das novas espécies de polvo descobertas pertence ao gênero Muusoctopus, um tipo de polvo sem saco de tinta encontrado em grandes profundidades nas costas dos oceanos Pacífico e Atlântico, próximo à América, conforme o Volume 4 do Catálogo de Espécies para Fins Pesqueiros da FAO. Essa nova espécie será denominada polvo Dourado, em homenagem à área onde foi encontrada, um afloramento rochoso conhecido extraoficialmente como Colina El Dorado.
O comunicado acrescentou: “Das quatro novas espécies da Costa Rica, apenas o polvo dourado foi observado incubando seus ovos em fontes hidrotermais. A descoberta acrescenta evidências de que o gênero Muusoctopus evoluiu para incubar seus ovos em fontes quentes no fundo do mar.”
More
Titanic: New Images Reveal Gradual Deterioration of the Wreck
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália