Conchas naturais já não são mais a primeira escolha para os caranguejos eremitas ao redor do mundo. Um estudo recente, publicado no início deste mês na revista científica Science of the Total Environment, revela que esses crustáceos estão cada vez mais recorrendo ao lixo plástico como abrigo.
Os pesquisadores do estudo expressaram sua consternação ao observar o quanto esses animais estão sendo afetados pelos resíduos humanos. A análise se baseou em fotos compartilhadas por entusiastas da vida selvagem em redes sociais e em sites de compartilhamento de imagens.
Marta Szulkin, Zuzanna Jagiello e Łukasz Dylewski, da Universidade de Varsóvia, identificaram um total de 386 caranguejos utilizando “conchas artificiais”, principalmente tampas plásticas. “Começamos a notar algo completamente fora do comum. Em vez de ostentarem uma bela concha de caracol, como de costume, eles estavam carregando tampas de garrafas plásticas vermelhas ou pedaços de lâmpadas em suas costas”, explicou Szulkin.
Segundo os cálculos dos pesquisadores, dez das 16 espécies de caranguejos eremitas terrestres do mundo estão adotando esse tipo de abrigo, uma ocorrência observada em todas as regiões tropicais do planeta.
More
Octopuses Burn More Energy Changing Color Than Humans Do While Running
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo