Uma emocionante descoberta foi anunciada por pesquisadores no Mar Báltico: um muro de pedras com mais de 10 mil anos de idade e 971 metros de extensão foi encontrado no extremo norte da Alemanha, entre as cidades litorâneas de Rostock e Rerik, no estado de Mecklenburg-Vorpommern.

Esse muro é considerado pelos especialistas como os vestígios mais antigos de uma construção humana na região e representa uma descoberta única na Europa.
Conforme divulgado pelo Instituto Leibniz de Pesquisa Marinha em Warnemünde, pela Universidade de Rostock e pela Universidade Christian-Albrechts em Kiel, responsáveis pela descoberta, o muro é composto por 1.673 pedras, a maioria com peso inferior a 100 kg e variando em tamanho de uma bola de tênis a uma bola de futebol. Essas pedras foram organizadas de forma meticulosa entre algumas rochas.
Com aproximadamente um metro de altura e até dois metros de profundidade, o muro está localizado a 21 metros acima do nível do mar. A idade exata do muro ainda não pôde ser determinada, mas os cientistas sugerem que a região onde ele está situado já foi coberta por bosques há cerca de 9.800 anos.
More
The Shocking Record of Greenland’s Ice Melt: Huskies ‘Walking on Water’
The Brave Lionfish Hunters of the Caribbean
Over 800 New Marine Species Discovered in Global Expedition