Uma emocionante descoberta foi anunciada por pesquisadores no Mar Báltico: um muro de pedras com mais de 10 mil anos de idade e 971 metros de extensão foi encontrado no extremo norte da Alemanha, entre as cidades litorâneas de Rostock e Rerik, no estado de Mecklenburg-Vorpommern.
Esse muro é considerado pelos especialistas como os vestígios mais antigos de uma construção humana na região e representa uma descoberta única na Europa.
Conforme divulgado pelo Instituto Leibniz de Pesquisa Marinha em Warnemünde, pela Universidade de Rostock e pela Universidade Christian-Albrechts em Kiel, responsáveis pela descoberta, o muro é composto por 1.673 pedras, a maioria com peso inferior a 100 kg e variando em tamanho de uma bola de tênis a uma bola de futebol. Essas pedras foram organizadas de forma meticulosa entre algumas rochas.
Com aproximadamente um metro de altura e até dois metros de profundidade, o muro está localizado a 21 metros acima do nível do mar. A idade exata do muro ainda não pôde ser determinada, mas os cientistas sugerem que a região onde ele está situado já foi coberta por bosques há cerca de 9.800 anos.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution