Orcas nadam perto da orla da Praia de Ipanema no Rio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Banhistas avistaram no início da tarde desta sexta-feira uma família de orcas na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio. Elas estavam a cerca de cem metros da orla. Os cetáceos nadavam na altura do Posto 9 e surpreenderam quem estava na praia. Eram três animais aparentemente adultos e um filhotes segundo frequentadores da praia.

Os salva-vidas chegaram a tirar os banhistas da água por causa da proximidade dos animais. Pelo Twitter, usuários da rede comentavam sobre o “balé” das orcas. Por volta das 13h30m elas estavam na altura do Posto 8.

Salvatore Siciliano, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Megafauna Marinha, diz que as orcas são imprevisíveis na costa fluminense, mas que as águas do Rio estão entre os poucos lugares em que elas se aproximam da costa.

—Mas quando menos se espera elas estão por aqui. São mais frequentes na primavera e verão. Elas aparecem por aqui para se aproveitar das águas da ressurgência, ricas em peixes e lulas. Elas costumam se deslocar bem próximas à praia, patrulhando as águas silenciosamente em busca de áreas de alimentação. Somos privilegiados em nosso estado já que é um dos poucos lugares no mundo onde elas se aproximam tanto das praias — disse o especialista.

A estudante de oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) Giovanna Figueiredo, de 23 anos, estava na praia e viu as orcas. Ela já tinha visto o mamífero no litoral de São Paulo, em Ilhabela.

— Já ouvi falar que apareciam orcas aqui no Rio, mas nunca tinha visto por aqui. Em São Paulo elas não aparecem assim tão perto — disse a estudante, que está no Rio para curtir o carnaval.

Apesar do tamanho, as orcas são da família dos golfinhos. Elas são carnívoras e podem pesar até nove toneladas.

Fonte: O Globo

 

About The Author