Oito novos naufrágios abertos para mergulho técnico em Malta

Oito naufrágios serão oficialmente acessíveis a mergulhadores técnicos nas ilhas maltesas a partir de maio.

A Unidade de Patrimônio Cultural Subaquático, parte do Ministério de Turismo de Malta, está coordenando as atividades de mergulho nos naufrágios.

Três aviões estão entre os oito naufrágios – dois da Segunda Guerra Mundial, um bombardeiro Junkers 88 a 60 metros de Bahar ic-Caghaq e um biplano Fairey Swordfish com cerca de 55 metros e um avião não identificado a 90 metros.

Dos naufrágios, três eram navios de guerra da Marinha Real. O HMS Russell , um navio de guerra pré-Dreadnought, atingiu uma mina e afundou em 27 de abril de 1916 com a perda de 125 homens. O naufrágio, que fica a 114m, foi visitado pela primeira vez por mergulhadores em 2003.

Também da 1 ª Guerra Mundial é o naufrágio do caça-minas HMS Nasturtium , que foi afundado por uma mina um dia após o Russell com a perda de sete tripulantes, profundidade: 67m.

A HMT Trusty Star foi uma traineira requisitada durante a Segunda Guerra Mundial como caça-minas, mas foi afundada em 10 de junho de 1942. os destroços estão a uma profundidade de 85m.

ORP Kujawiak

O contratorpedeiro da Marinha polonesa, ORP Kujawiak, era originalmente HMS Oakley , navio-irmão do conhecido contratorpedeiro HMS Southwold. naufragado em 16 de junho de 1942, fica a 90m.

O oitavo naufrágio é o do britânico Luciston , descansa a 105 metros de profundidade torpedeado em 29 de novembro de 1916. Espera-se que mais quatro naufrágios sejam anunciados em data posterior.

Devido às novas regulamentações em Malta, todos os mergulhos nos destroços identificados devem ser reservados através de um dos 60 centros de mergulho de Malta, que serão responsáveis ​​por garantir que os mergulhadores tenham qualificações e experiência apropriadas. Aos mergulhadores será cobrada uma taxa, cujo valor ainda não foi decidido.

Tanto o centro quanto o operador do barco precisarão de autorizações especiais, e os barcos de mergulho devem ser equipados com o Sistema de Identificação Automática (AIS) para fins de monitoramento.

Enquanto isso, três naufrágios da WW2 ainda não descobertos, um navio e duas aeronaves, teriam sido descobertos em águas maltesas durante uma pesquisa científica.

A pesquisa estava sendo realizada como parte dos preparativos para a construção de um gasoduto entre Malta e a Sicília.

“Esta é uma ótima notícia para a herança de Malta”, disse o ministro da Energia, Joe Mizzi, que disse aos parlamentares de Malta que a rota do gasoduto seria alterada para contornar naufrágios considerados túmulos da segunda guerra, nenhum detalhe dos novos destroços foi disponibilizado ainda.

About The Author