Os turistas que visitam Praia Grande, em Arraial do Cabo, podem encontrar mais que conchas na parte rasa do mar: a apenas 1,5 metro de profundidade é possível chegar à carcaça de um navio que encalhou na areia há mais de 100 anos, deixando sua marca — que permanece até hoje — nas águas da cidade fluminense
. Uma embarcação de carga, o Imbetiba partiu da capital do estado em 10 de setembro de 1881, tendo como primeiro destino um porto de Macaé (RJ), que levava o mesmo nome. Um nevoeiro denso obrigou o navio, movido a vapor, a navegar “às cegas” na região.
A situação acabou mal para as 14 pessoas a bordo, depois que ele colidiu com um banco de areia já no final da noite, obrigando a tripulação a descer para tentar desatolar o navio.
Segundo a Prefeitura de Arraial, a estrutura não foi danificada e nem invadida por água, o que facilitou uma tentativa de salvar a embarcação. Mas, pouco depois de conseguir tirar o Imbetiba do lugar, ainda com dificuldades para visualizar o trajeto, as pessoas a bordo perceberam que ele havia encalhado novamente.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2023/07/23/navio-encalhado-a-mais-de-100-anos-vira-atracao-para-mergulhadores-no-rj.htm
More
Octopuses Burn More Energy Changing Color Than Humans Do While Running
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo