O norte-americano Ric O’Barry, de 74 anos, ficou famoso nos anos 60 por treinar golfinhos para a série de TV “Flipper”. Depois disso, O’Barry passou a condenar a criação de golfinhos em cativeiros e o uso dos animais para shows. Esta semana, ele foi para o Japão protestar contra o aquário Taiji Whale Museum, que está criando um golfinho albino em cativeiro. O’Barry teve sua entrada no local barrada e resolveu processar o aquário por discriminação.
O’Barry, quer levar o golfinho, que ele chama de Angel, para um santuário. Ele diz que o Taiji Whale Museum não permite a entrada de pessoas de aparência ocidental para ver o filhote. O aquário usa os golfinhos em shows para o público. Também vende carne de golfinho e baleia para consumo. Em 2009, O’Barry estrelou o documentário “The Cove”, que mostra a caça de golfinhos em Taiji.
O diretor do aquário, Katsuki Hayashi, diz que rotineiramente recusa a entrada de ativistas ocidentais que costumam ir à cidade para protestar contra a caça de golfinhos. Ele diz que turistas e outros visitantes são sempre bem-vindos. “Nós recusamos a entrada de pessoas que exigem a libertação dos golfinhos”, afirma.
Hayashi diz que o golfinho albino, batizado de Supika, está se alimentando bem e convivendo com os outros animais.
O ativista O’Barry acredita que o golfinho esteja sofrendo por estar separado dos seus pais. O diretor do aquário não sabe dizer se os pais do filhote albino viraram carne de golfinho.
O governo do Japão defende a caça de golfinhos como tradição. Mas a caça em Taiji tem atraído ativistas internacionais, entre eles o cantor Sting.
“Em Taiji temos a maior matança de golfinhos no planeta. Centenas de milhares de golfinhos já morreram lá de forma brutal”, diz o ativista O’Barry. “E o Angel (golfinho albino) é o símbolo disso tudo. É por isso que ele é tão importante.”
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution