Em documentário inédito, diretora revela história secular pelo olhar do premiado fotógrafo Luciano Candisani
O filme Haenyeo, a Força do Mar, que mostra o trabalho do premiado fotógrafo Luciano Candisani documentando as mulheres mergulhadoras da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, terá uma pré-estreia no Museu da Imagem e do Som (MIS), no domingo, 4 de março. A sessão, gratuita, está prevista para as 18h no Auditório MIS e será seguida por debate com a diretora do filme, a cineasta Lygia Barbosa, e Luciano Candisani. O ingresso deve ser retirado com uma hora de antecedência na recepção do MIS.
Em Haenyeo – a Força do Mar, documentarista Lygia Barbosa conta a história das Haenyeos, as mulheres do mar da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, por meio do olhar do premiado fotógrafo brasileiro Luciano Candisani.
Ao se deslocar em busca de suas fotografias, Candisani é seguido pelas câmeras da cineasta e compartilha com elas suas motivações criativas para a interpretação da história diante de suas lentes. O resultado é um filme raro, no qual duas linguagens de tempos diferentes, o cinema e a fotografia, se complementam em favor de uma narrativa comovente sobre um tema intrigante.
Corajosas, as Haenyeos mantêm uma tradição secular: mergulham utilizando apenas o ar de seus pulmões, a fim de colher produtos marinhos. É assim que ganham dinheiro para criar seus filhos e sustentar suas famílias, sem causar danos ao meio ambiente. A cultura das Haenyeos, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade, está em declínio. Mais de 80% das mergulhadoras têm entre 65 e 90 anos de idade e atualmente quase não há jovens ingressando na atividade.
Candisani, que também tem uma ligação visceral com o oceano e há anos pesquisa populações tradicionais que extraem do mar o sustento, interage com as senhoras dentro e fora d´agua e, aos poucos, constrói um ensaio fotográfico de rara beleza sobre o inusitado modo de vida dessas mulheres. Suas imagens são diferentes de tudo o que já se produziu sobre o tema, sobretudo no que se refere ao cerne da atividade: o trabalho das mergulhadoras no fundo do mar. São mulheres de até 90 anos adaptadas a uma rotina de mergulhos diários com cerca de cinco horas de permanência na água. Elas vão a até 12 metros de profundidade só com o ar dos pulmões, caçam grandes polvos, arpoam peixes e coletam conchas em uma atividade árdua, exercida por elas com maestria.
“Certo dia, eu estava com uma Haenyeo de 90 anos no mar e as ondas quebravam forte no costão”, conta o fotógrafo. “Sofri para sair da água. Eu me cortei nas pedras vulcânicas e afiadas. Aquela senhora, porém, soube entender as ondas, o vento e as pedras e simplesmente saiu andando com elegância absoluta por uma passagem segura na encosta. Ou seja, a força está na sabedoria, não nos músculos”, conclui Candisani.
Para Lygia, o maior desafio do filme foi o acesso à intimidade das Haenyeos. Durante as pesquisas para as filmagens, a diretora deparou-se com diversos relatos de que elas eram reservadas e difíceis. “Eu e Luciano tivemos que vencer esta resistência, além da barreira da língua, para conquistarmos confiança e entrarmos na intimidade delas. Só assim eu pude contar esta história e revelar a força e o encantamento que estas mulheres têm”, relata.
O filme e o ensaio fotográfico contam, com muita poesia visual, temas universais, como tradição, cultura, longevidade, pertencimento, sustentabilidade e a força da mulher.
A estreia de Haenyeo – A Força do Mar está confirmada para o dia internacional da mulher, 8 de março de 2018, simultaneamente no National Geographic Chanel e na TV Cultura.
Ficha técnica:
Haenyeo – A força do Mar
Um filme de: Lygia Barbosa da Silva
Fotografias Still: Luciano Candisani
Roteiro: Lygia Barbosa da Silva e Raphael Scire
Montagem: Filipe Pontes
Direção de Fotografia: Paulo Gambale (Maká)
Uma produção: Tru3lab
Em parceria com: Gongzakso
Trilha Sonora: Kyungso Park
Patrocínio: KOCCA
Exibição: TV Cultura e NatGeo
More
The Shocking Record of Greenland’s Ice Melt: Huskies ‘Walking on Water’
The Brave Lionfish Hunters of the Caribbean
Rare Frieze in Pompeii Reveals Secret Rituals Dedicated to the God of Wine