O filantropo das causas ambientais, Douglas Tompkins, morreu aos 72 anos após um acidente de caiaque na terça-feira, (8/12). O empresário não resistiu as baixas temperaturas do lago General Carrera, na Patagônia, sul do Chile, e teve um ataque de hipotermia severa. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu seis horas depois de dar entrada no Hospital Regional de Coyaque.
O empresário e ambientalista ficou milionário com a marca de roupas Esprit e de equipamentos de camping e roupas esportivas North Face. Em 1989, abandonou seu rico estilo de vida corporativa nos Estados Unidos para viver nos desertos da Patagônia, zona compartilhada pela Argentina e Chile. Tompkins comprou e conservou cerca de 8 mil km2 de terras nos dois países.
Durante seu último quarto de século, ele gastou milhões de dólares e criou fundações e parque nacionais sob forte resistência de políticos chilenos, que o acusavam de liderar uma seita ecológica. Tompkins e a esposa Kristine salvaram cerca de dois milhões de acres de ecossistemas da América do Sul, além de ter investido no fim do que chamava de “indústrias ambientamente destrutivas”, incluindo a criação de salmão e a extração ilegal de madeira.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global