Começou o massacre das baleias piloto nas ilhas Faróes

piloto

Uma triste notícia, Ontem, iniciou-se o “Grind” nas Ilhas Faroés e 80 baleias-piloto foram assassinadas !
Habitantes das ilhas capturam e abatem anualmente centenas de baleias-piloto (Globicephala melena) durante o “Grindadrap” (caça às baleias) perto de Sandur na ilha de Sandoy.

Entenda o que é a Caça e o porque da mesma:

A caça anual de Baleias-piloto é uma atividade tradicional do povo faroese, sendo considerada tão antiga quanto a própria colonização viquingue. Essa importante atividade econômica permanece sendo executada pela população local, sobrevivendo intacta apesar das sucessivas tentativas, por parte de diversos organismos não governamentais sustentados por governos estrangeiros, de ataque à sua soberania, com o intuito de neutralizar estes traços culturais em virtude de uma agenda ambientalista. Um dos argumentos para que a caça seja mantida é a obtenção de alimentos pela população, visto que em tais ilhas a produção de alimentos fica prejudicada durante grande parte do ano devido ao clima extremo. A carne obtida, geralmente, não permanece apenas com os caçadores, essa é distribuída gratuitamente à população. Durante o abate das baleias na enseada procura-se cortar primeiramente o principal nervo responsável pelo envio de impulsos nervosos ao cérebro do animal. Essa estratégia visa diminuir a dor dos animais, porém provoca a eliminação de muito sangue na água. Imagens de caçadores agindo em enseadas avermelhadas pelo sangue unidas à pauta ambientalista resultam em protestos de diversos grupos protetores dos animais.

Grind: Um tipo de caça conhecida como “grind”, onde uma grande família de baleias – incluindo filhotes e fêmeas grávidas – é conduzida por barcos para uma enseada, onde seus integrantes são abatidos.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Feroe

http://www.nordlysid.fo/80+hvalir+hava+lagt+beinini+a+vidvik.html

About The Author