Os glaciares dos Himalaias estão enfrentando um rápido derretimento devido às mudanças climáticas, mas uma descoberta surpreendente sugere que um fenômeno único nas montanhas mais altas do mundo pode estar desempenhando um papel na mitigação dos impactos da crise climática global.
Conforme detalhado em um estudo publicado em 4 de dezembro na revista Nature Geoscience, quando as temperaturas aumentam em determinadas massas de gelo em grandes altitudes, desencadeia-se uma reação que resulta na produção de fortes ventos frios nas encostas.
A professora de glaciologia Francesca Pellicciotti, principal autora do estudo e associada ao Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria, explica que o aquecimento climático gera uma maior diferença de temperatura entre o ar circundante acima das geleiras do Himalaia e o ar mais frio em contato direto com as superfícies glaciares.
“Isso leva a um aumento na troca turbulenta de calor na superfície da geleira e a um resfriamento mais forte da massa de ar superficial”, afirma Pellicciotti em um comunicado à imprensa.
À medida que o ar frio e seco da superfície se torna mais denso, ele afunda, gerando um fluxo descendente pelas encostas em direção aos vales. Esse fenômeno resulta em um efeito de resfriamento nas áreas mais baixas das geleiras e nos ecossistemas circundantes. A descoberta oferece uma nova perspectiva sobre a complexidade das interações climáticas nas regiões de alta altitude, destacando a importância de compreendermos melhor os fenômenos naturais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
More
Titanic: New Images Reveal Gradual Deterioration of the Wreck
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália