Baleia Presa em Rede de Pesca é Resgatada por Grupo de Instrutores em Fortaleza

No último sábado (9), um grupo de instrutores de uma escola de esportes náuticos em Fortaleza prestou assistência a uma baleia-de-minke que estava enroscada em uma rede de pesca nas águas da Praia do Náutico. A equipe, ao avistar a boia que se movia de forma incomum no mar, percebeu que se tratava de um animal marinho preso à rede e prontamente se dirigiu ao local para realizar o resgate.

Emanuel Silva, proprietário da escola, relata que a boia contracorrente levantou suspeitas, indicando que algo incomum estava acontecendo. Ao se aproximarem, perceberam que se tratava de uma baleia, inicialmente confundida com um golfinho. Os instrutores abordaram o animal e cortaram a rede que estava presa à cauda da baleia.

Embora a iniciativa do grupo tenha sido bem-sucedida, é importante ressaltar que em situações desse tipo, a recomendação é acionar órgãos especializados, como a ONG Aquasis, que atua no litoral cearense. Essa abordagem evita riscos tanto para os envolvidos no resgate quanto para o próprio animal.

Emanuel relembra o momento do resgate: “A gente puxando, puxando, e quando a gente puxa, a baleia sobe assim do lado da nossa embarcação”. O incidente destaca a importância da conscientização e prontidão para proteger a vida marinha e agir em situações de emergência.

About The Author