O submerso vulcão Kavachi, localizado em Vangunu, nas Ilhas Salomão, é extremamente ativo – entrou em erupção pelo menos 8 vezes desde a sua primeira explosão registrada, em 1939.
Cientistas estavam analisando o vulcão e resolveram jogar uma câmera em uma de suas crateras. Eles não estavam preparados para o mundo incrível que descobririam lá dentro. Confira o vídeo da National Geographic:
A espécie do tubarão, Somniosus pacificus (ou dormedor-do-pacífico), é raramente observada, e é nativa dos oceanos Pacífico e Atlântico, bem como na Antártida e na Tasmânia. Mas, o que é apavorante nesse caso, é que o tubarão apareceu no leste da Papua Nova Guiné, dentro de um vulcão ativo. “Nós ficamos apavorados”, disse o estudante de Ph.D Brennan Phillips, da Universidade da Ilha de Rhode, ao ‘National Geographic’.
Phillips e seus colegas estavam estudando atividade vulcânica no início deste ano. Portanto, jogaram ao mar pacotes com câmeras. Em uma das filmagens, eles encontraram algo estranho, que foi depois identificado como um tubarão dormedor-do-pacífico, nadando muito próximo de um vulcão localizado no fundo do mar.
A espécie em questão pode crescer, em média a até sete metros de comprimento. Entretanto, o maior espécime já encontrado media 14 metros de comprimento, e pesava 888kg. A ausência de ruídos no movimento e sua agilidade faz do tubarão dormedor-do-pacífico um excelente caçador.
Você pode assistir ao vídeo do encontro inesperado aqui:
Agora resta saber o que acontece com os animais quando o vulcão entra em erupção – eles sentem o perigo e escapam? Ou ficam por lá e acabam morrendo? Vale lembrar que, apesar de não estar sempre em erupção, a água da região é mais ácida e quente – então é preciso analisar as adaptações dos tubarões para sobreviver neste ambiente.
More
Wreckage Found in Kenya Could Belong to Vasco da Gama’s Ship
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo