
Uma equipe tcheca-polonesa de espeleólogos afirmou nesta sexta-feira (30) que descobriu a caverna inundada mais profunda do mundo, a 404 metros de profundidade, no leste da República Tcheca.
A gruta é conhecida como Hranicka Propast, perto da cidade de Hranice, e bate o recorde ostentado até agora pelo italiano Pozzo del Merro, que tem 392 metros de profundidade, explicou à AFP Miroslav Lukas, membro da Sociedade Espeleológica Tcheca.

“Queríamos bater o recorde italiano. Conseguimos, agora temos o número mágico de 404 metros”, explicou Lukas, insistindo que a gruta é “definitivamente” ainda mais profunda.
“Não sei se é cinco metros ou uma centena de metros, mas a profundidade aumentará” sem dúvida, afirmou.

Lukas afirmou que as medições haviam sido comprovadas com um robô e graças ao comprimento do cabo conectado à máquina a partir da superfície.
O mergulhador polonês Krzysztof Starnawski desceu em 27 de setembro a uma profundidade de 200 metros dentro da caverna e instalou o robô, que continuou descendo até os 404 metros.

Lukas explicou que o projeto é cofinanciado pela sociedade americana National Geographic, que divulgou a notícia na quinta-feira.

As primeiras explorações em Hranicka Propast remontam a 1963.
Veja um vídeo de uma exploração anterior:
Hranicka Propast: 217m from Starnawski on Vimeo.
More
Penguins are released into the sea after being stranded on beaches in Rio
Mar da Flórida atinge temperatura de banheira de hidromassagem
Dezenas de baleias morrem encalhadas na Austrália Ocidental