A descoberta de um possível monstro marinho encontrado nas areias de uma praia na Nova Zelândia está envolta em mistério. Com fileiras de dentes afiados dentro da mandíbula aberta e tripas aparentemente arrancadas, a carcaça tem mais de 9 metros e foi achada meio enterrada em Pukehina Beach. Moradores se perguntam o que é essa criatura das profundezas.
Teorias vão desde que o “monstro” é uma baleia assassina (orca) o mais provável, até que o animal é, na verdade, um crocodilo-marinho, uma moreia gigante, algum outro tipo de golfinho ou algo mais pré-histórico. Em um vídeo publicado no YouTube em abril, uma mulher mostra o bicho e pergunta se alguém consegue identificá-lo.
Um especialista em mamíferos marinhos descartou a possibilidade de que seja um dinossauro ou monstro e afirmou que a estrutura das barbatanas sugere que o animal encontrado é mesmo uma orca.
A orca (Orcinus orca), é o membro de maior porte da família dos golfinhos (Delphinidae, ordem dos cetáceos) e um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. A designação “baleia-assassina” não é a mais correcta por ser uma tradução directa do inglês “killer whale”, e pelo facto de o animal não ser uma baleia. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica – logo a seguir ao homem – é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
(O nome orca foi dado a estes animais pelos antigos romanos do nome “Orcus”, que significa inferno ou deus da morte, e o nome do seu género biológico – “Orcinus” – significa “do reino da morte” (ver Orco). A partir da década de 60, quando ganharam popularidade entre os espectadores de oceanários, o termo neutro “orca” foi mais utilizado do que “baleia assassina”, o qual conota um comportamento incompatível com o objetivo desses parques)
Veja mais informações: no Mail Online
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies