Já é realidade: Unidades de Conservação de São Pedro e Paulo e de Martins Vaz e Trindade

Por: Marcella Petrere Duarte / Exclusivo para Divemag.com

Após encontro com a renomada bióloga marinha Sylvia Earle, na tarde de hoje, 5/3, o presidente Michel Temer autorizou a criação das Unidades de Conservação dos arquipélagos de São Pedro e Paulo, em Pernambuco, e de Martins Vaz e Trindade, no Espírito Santo. Com elas, as APAs (áreas de proteção ambiental) marinhas brasileiras passarão de apenas 1,5% para cerca de 25%.

De acordo com o projeto, que engloba uma área de cerca de 900.000 km² de ilhas e mar, serão duas modalidades de conservação. A maior parte será em regime de APA, nas quais atividades econômicas, como a pesca e extrativismo, serão possíveis – sob regulação estrita para a exploração sustentável. Em cada arquipélago, uma região menor será considerada Monumento Natural (Mona), recebendo proteção integral.

Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Pernambuco, Brasil (Foto: Wikimedia)

A efetiva criação das unidades acontecerá após o prazo legal para consultas públicas, que termina neste sábado. A partir daí, caberá à presidência a assinatura dos decretos­ – que deve acontecer no dia 18/3, durante o Fórum das Águas, em Brasília.

Sylvia, que também visitou o arquipélago de Alcatrazes, parabenizou a iniciativa: “O Brasil foi abençoado com recursos naturais excepcionais. Agora temos uma oportunidade sem precedentes de protegê-los a longo prazo. Locais onde a pesca não pode ocorrer realmente fazem a diferença. Eles permitem que os peixes e outros animais tenham um refúgio no qual recuperar suas populações, e é partir deles que as áreas onde a pesca ocorre são repovoadas”.

José Truda Palazo Jr., Dr Sylvia Earle e Maurício Brusadin | Foto: Erika Beux / Divemag |

“Crianças, mergulhem”

Sylvia Earle está no Brasil para o lançamento de seu livro A Terra é Azul, que aconteceu na manhã de hoje, 5/3, no Teatro do Sesi, em São Paulo. No evento, ela fez um apanhado da situação crítica dos oceanos e ressaltou que devemos atuar para recuperar a saúde deles, que são “o coração da Terra”.

“As evidências dos impactos humanos estão mais do que claras. Mas não precisamos nos sentir culpados por atitudes nossas que danificaram o meio ambiente quando não tínhamos informação. Agora que sabemos que a população de certos peixes diminuiu 95%, que metade dos recifes de corais desapareceu, que espécies caminham para a extinção, agora que temos certeza de que nossa vida depende dos oceanos, precisamos agir. Não é tarde demais. Ainda temos tempo para evitar o pior”, disse.

Assista a um trecho da palestra:

A exploradora, que soma mais de 7.000 horas debaixo d’água, também deu um conselho: achem tempo para mergulhar. “Minha mãe tinha 81 anos quando mergulhou pela primeira vez e teve a chance de ver peixes nadando na água, em vez de em uma bandeja com manteiga e limão. Então, se você já tem 81 anos, não espere mais. Se ainda não tem, não espere até os 81 anos para ter essa experiência. Mergulhem, crianças”, brincou.

Foto: Erika Beux / Divemag

Sylvia aproveitou para explicar por que deixou de consumir peixes e outros animais marinhos: “Seria como comer flamingos, leões e outras espécies únicas e ameaçadas no jantar”.

Ela quer que os brasileiros também protejam o “Brasil azul”, seguindo o exemplo da conservação das florestas do país. “São comuns as manchetes sobre a preservação do ‘verde’, mas muita gente parece não saber que sem o ‘azul’ o ‘verde’ não existiria. Os oceanos regulam o clima, absorvem grande parte do dióxido de carbono da atmosfera e produzem oxigênio, retêm 97% da água da Terra e compõem 71% da biosfera. A grande questão é: o que podemos fazer para cuidar do mundo azul que cuida de nós?”.

As experiências de Sylvia na busca por responder essa pergunta estão no livro A Terra é Azul, que já pode ser encontrado em livrarias de todo o país, pelo preço sugerido de R$ 69.

Para saber mais:
Dra. Sylvia no TED:

https://www.ted.com/talks/sylvia_earle_s_ted_prize_wish_to_protect_our_oceans

documentário Mission Blue na Netflix:
https://www.netflix.com/br/title/70308278

About The Author