AquaRio mergulha em campanha contra lixo no mar com apoio de Carol Schrappe

AquaRio decidiu mergulhar fundo na campanha “Seu lixo meu – o mar clama por ajuda”, de conscientização para que a população não jogue lixo nas praias e rios, poluindo assim os oceanos. E, nesta sexta-feira (2) contou até com uma sereia para encantar e atrair o público para a importância de preservação dos mares.

A atleta recordista em mergulho em apneia, Carol Schrappe, fez uma performance de sereia num dos tanques do AquaRio, deixou boquiabertos os visitantes, chamando a atenção para o descarte correto do lixo. Na demonstração como sereia, a atleta mergulhou entre peixes, arraias e tubarões. Carol acenava para o público em mergulhos de apneia que duravam cerca de um minuto cada.

Por ano, mais de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos são plásticos e, até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido o material. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar.

As peças da campanha impactam o público por colocar seres marinhos em situação de vulnerabilidade, presos a redes de pesca ou mortos pela ingestão lixo plástico descartado incorretamente nos oceanos. Outros personagens e cenografias também entram em exposição temporária até 11 de março.

O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, na Gamboa, na Zona Portuárias. O aquário marinho fica aberto todos os dias das 10h às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 50.

Atleta recordista de mergulho em apneia Carol Schrapp fez performance (Foto: Bruno Albernaz / G1 Rio)

About The Author