Bombeiros e banhistas tentam salvar baleia encalhada em praia da Paraíba

baleia_3
Foto: Walter Paparazzo

Uma baleia piloto morreu na manhã desta quinta-feira (7) na Praia do Sol em João Pessoa, na Paraíba, Banhistas e uma equipe do Corpo de Bombeiros tentaram salvar o animal, que estava muito ferido e não resistiu.

O soldado Rodrigo Melo, da Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, disse que ficou sabendo do caso às 6h (horário local). Quando os bombeiros chegaram na praia se depararam com banhistas tentando salvar o animal. “Populares ainda colocaram a baleia dentro da água, mas ela estava com um corte profundo na cauda e não conseguiu nadar”, explicou. Os bombeiros não conseguiram identificar o que poderia ter provocado os ferimentos no animal.

Uma equipe do Ibama foi solicitada para ir até o local e realizar os procedimentos necessários. “A missão foi cumprida, mas ela não tinha condições de continuar nadando”, lamentou o soldado Rodrigo.

Baleia piloto – Essa espécie pode pesar entre uma a 4,5 toneladas, podendo chegar a pouco mais de seis metros. Suas principais características físicas são cabeça em formato de globo, sem rosto definido e coloração predominantemente preta com uma mancha branca na barriga. Sua ocorrência no Brasil se dá no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e São Paulo.

 

About The Author