As autoridades das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, elevaram a nove nesta quinta-feira (7) o número de mortos em consequência do tsunami gerado após um terremoto de magnitude 8 atingir a região.
O comissário de polícia John Lansley disse à emissora neozelandesa “TVNZ” que há também vários desaparecidos e um número indeterminado de feridos no hospital.
Equipes médicas e de resgate se dirigem por mar à ilha de Santa Cruz, a mais danificada pelo tsunami, enquanto as autoridades tentam reparar a pista de aterrissagem do aeroporto de Lata, a capital desta província, para facilitar a chegada de ajuda humanitária.
“Infelizmente, muitas casas foram arrasadas e algumas aldeias foram destruídas completamente, pelo que necessitamos retirar as pessoas o mais breve possível”, afirmou Lansley.
Cerca de 3.500 pessoas ficaram desabrigadas pelas ondas, que destruíram 700 casas, indicaram fontes da organização World Vision.
Dezenas de tremores foram registrados nesta quinta nas Ilhas Salomão.
O arquipélago fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por cerca de sete mil tremores, a maioria de intensidade moderada.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution