Se as baleias assassinas vivessem em terra firme, estaríamos em apuros. Muito inteligentes e sociais, esse mamífero preto-e-branco caça outros mamíferos marinhos em grupos, os ataques coordenados contra outras baleias e tubarões, focas em pedaços de gelo flutuantes na Antartica.
No dia 18 de abril, um grupo com meia dúzia de orcas atacou a um grupo de baleias cachalote na costa sul do Sri Lanka. O encontro inusitado é um de poucos registrados, e o primeiro observado no Oceano Índico.
É também o primeiro a ser capturado em fotos subaquáticas e vídeo (vídeo subaquático está disponível).
“Os ataques de baleias assassinas contra cachalotes foram raramente observados ou relatados”, disse Robert Pitman, ecologista marinho da NOAA Southwest Fisheries Science Center. “Meu palpite é que a caça a baleias cachalote não é algo trivial das baleias assassinas, e que em todo o mundo, podem ser apenas alguns grupos que dominam a capacidade de caçar cachalotes e os seus filhotes.”
Cachalotes adultas são maiores e podem mergulhar muito mais profundo e por mais tempo do que as orcas, além de suas caudas fortes e enormes serem um perigo para os predadores.
“A cauda de uma baleia cachalote batendo em uma orca seria uma experiência potencialmente fatal”, disse Pitman. “Por outro lado, apesar de seus dentes e tamanho impressionantes, as cachalotes são realmente muito tímidas e se apavoram na presença das baleias assassinas, e, surpreendentemente, eles parecem não atingir diretamente as orcas com os golpes de suas caudas”.
Em vez disso, parece que, quando atacados, os cachalotes se agrupam. Isso é o que Shawn Heinrichs observada na costa do Sri Lanka na semana passada.
“Nós vimos o movimento na água no horizonte”, disse Heinrichs, um fotógrafo e cineasta que estava na área procurando por baleias azuis. Ele e seus colegas conduziram o barco para o local onde viam o movimento. À medida que se aproximavam, eles viram uma enorme nadadeira dorsal cortando a água – uma marca registrada da baleia assassina, e então percebeu o grupo de cachalotes, agrupados em uma posição defensiva.
Nesse ponto, Heinrichs fez o que muitos de nós não faria: Ele pulou dentro da água
“Eu peguei minha câmera e deslizei para fora do lado do barco”, disse ele. “Houve uma formação de espuma, pilha escuro de formas antes de mim. Quando se afastou do barco, a maior orca do grupo veio em minha direção, mas desviou-se no último momento mergulhando fundo. ”
Por cerca de 30 minutos, as cinco orcas bateram repetidamente em meia dúzia de cachalotes, atacando e mordendo-os, deixando as águas turvas e sangrentas. “Foi um caos”, disse Heinrichs.
Quando o encontro terminou, parecia que as orcas tinham conseguido separar uma cachalote juvenil do grupo, Heinrichs disse. “Se elas conseguiram ou não abater sua presa ele não sabe dizer.”
Veja os impressionantes vídeos:
Orcas vs. Sperm Whales from Blue Sphere Media on Vimeo.
De fora da água
fotos: Shawn Heinrichs, Blue Sphere Media
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution