A cidade perdida de Heracleion

A cidade perdida e porto vital da antiguidade conhecida como Heracleion para os antigos gregos e Thonis para os antigos egípcios era nada além de uma memória dos antigos estudiosos, até que uma equipe do Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM) descobriu a mística cidade submersa no Mar Mediterrâneo.

Photo: Christoph Gerigk
Photo: Christoph Gerigk

Traços de Thonis-Heracleion foram encontrados á quatro milhas ao largo da costa do Egito, a 10 metros de profundidade na baía de Aboukir em 2000. A equipe subaquática, sob a direção do arqueólogo francês Dr. Frank Goddio, descobriu muitas ruínas, entre elas uma capela com um monolítico, uma estátua de granito vermelho gigante do deus Hapi e a maior concentração conhecida de navios antigos. foi a capela que deu a dica a Goddio de que se tratava de fato da cidade perdida.

“A evidência arqueológica é simplesmente impressionante”, diz Sir Barry Cunliffe, eminente arqueólogo da Universidade de Oxford em um comunicado. “Ao seguir intocada e protegida pela areia no fundo do mar durante séculos tudo está brilhantemente preservado.”

A escavação de 13 anos de Goddio e da IEASM foi documentada em “Egypt’s Sunken City – A Legend Is Revealed,” um documentário especial agendado para ir ao ar em francês e alemão, na rede de TV Canal Arte em maio.

Photo: Christoph Gerigk
Photo: Christoph Gerigk

Um time de especialistas opinou sobre a descobertas da equipe em uma conferência na Universidade de Oxford, no início deste ano, mas eles ainda não estão certos sobre como exatamente a antiga cidade afundou. A equipe de Goddio acredita na hipótese de liquefação do solo em pontos perto da baía de Aboukir devido à pressão dos grandes edifícios na argila e água podem ter causado a submersão.

A equipe também acredita ainda, que uma grande inundação ou terremoto, com a alta do nível do mar na região, poderiam ter em combinação com o processo de liquefação, as causas do desaparecimento da cidade no passado.

About The Author