Já pensou em uma floresta secreta subaquática? Pois bem, esse cenário extraordinário é real e ocupa uma pequena porção no coração do Oceano Pacífico. A dupla de fotógrafos especializados em mergulho, Heppoko e Taylor, capturou sua simetria hipnotizante e revela que essa paisagem está localizada na costa sul do Japão, composta por corais cultivados em uma “fazenda” submarina.
Para compreender como essa maravilha é possível, é necessário retroceder um pouco: as águas que abrigam essa floresta hoje pertencem ao arquipélago de Ryukyu, especialmente à ilha de Okinawa, que, por séculos, foi um terreno fértil para diversos e abundantes corais. Atualmente, algumas dessas ilhas perderam até 90% de seus recifes, conforme relatado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST).
Esse tesouro submarino começou a ser degradado décadas atrás devido à ação humana, que inclui turismo predatório, impactos do aquecimento global (como aumento da temperatura da água, alterações de maré e exposição excessiva à radiação) e despejo de poluentes nas águas do antigo reino japonês. Contudo, a “mata” subaquática preservada nas imagens sobrevive graças aos esforços consideráveis de pesquisadores e organizações, como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Atmosphere and Ocean Research Institute (AORI) da Universidade de Tóquio e o OIST.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution