Tubarões invadem o Planeta no Parque 2013

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Se o leão é o rei da selva, o tubarão é o rei dos oceanos! Desde que surgiu, há 400 milhões de anos, o animal utiliza várias artimanhas para ser o mais poderoso dentro da água e dominar o território submarino: hoje, os cientistas já conhecem mais de 400 espécies diferentes de tubarão, que vivem nos mares, lagos e rios do planeta.

Por isso mesmo, o animal não podia ficar de fora do Planeta no Parque 2013, cujo tema é O Caminho das Águas, em homenagem ao ano internacional do recurso. Na oficina Brincadeiras do Fundo do Mar, promovida pela equipe da Divers for Sharks* – projeto que atua em prol da preservação desse bicho –, “minitubarões” invadiram a marquise do Parque Ibirapuera, onde acontece o evento.

É que as crianças tiveram a oportunidade de criar, com as próprias mãos, cabeças de tubarão para se fantasiar e levar para casa. “Você sabia que essa história de que ele come as pessoas é o maior exagero? O tubarão só ataca gente quando o homem destrói o oceano e ele fica sem alimento”, explicou Mayara Fonseca, bióloga, para a filha Paula, de 11 anos, que brincou que ia atacar a mãe, enquanto confeccionava a cabeça de tubarão.

RHF_2235
Foto: Divulgação

A oficina encantou adultos e crianças de todas as idades. O pequeno Gabriel, de três anos, desfilou todo empolgado pela marquise com sua cabeça e até posou para foto.

Toda essa festa aconteceu ao som de Lenine, que no telão da arena do Planeta no Parque 2013 cantava a música Bichos do Mar. Gravada para o Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, a canção fala da importância de preservamos as criaturas marinhas. Assista ao clipe, acima!

Por: Débora Spitzcovsky do palneta Sustentável

About The Author