Um grande tubarão branco medindo 4,5 metros e pesando quase uma tonelada foi marcado e solto neste domingo perto de Jacksonville, Flórida.
Segundo Chris Fisher, fundador da Ocearch é o primeiro tubarão tageado da região.
O tubarão fêmea, que foi chamado carinhosamente de Lídia, foi capturado em uma profundidade de 7 metros bem próximo a um popular ponto de surf chamado Mayport Poles, próximo da Estação Naval de Mayport.
A Ocearch afirmou domingo em sua página no Facebook: “Depois de dias de tentativas e muita determinação, a equipe da OCEARCH foi capaz de marcar e liberar o Grande Tubarão Branco o primeiro de Jacksonville, Flórida.
Os mesmos pesquisadores marcaram um tubarão muito maior, pesando cerca de uma tonelada e meia, em setembro passado ao largo de Cape Cod. Esse tubarão, chamado Mary Lee, apareceu perto da costa de Jacksonville em janeiro passado e atualmente está muito longe da costa, a sudoeste das Bermudas.
Espera-se que o estudo de rastreamento permita aos cientistas saber mais sobre os movimentos dos tubarões brancos na costa leste.
Apesar da reputação temível o grande branco, os tubarões têm sido muito eficientes em passar despercebidos dos humanos.
As pessoas podem verificar os movimentos dos tubarões marcados pela Ocearch através do seu site, e receber atualizações através de sua página no Facebook.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution