Mais de 60 filhotes de tartaruga da espécie Gigante, uma das mais raras e ameaçadas de extinção, deixaram três ninhos e ganharam o mar na Praia de Itaparica, em Vila Velha, na tarde desta segunda-feira (10). O fenômeno é uma raridade nas praias da Grande Vitória, segundo o projeto Tamar.
Os filhotes foram levados para o final da praia para serem soltos na areia bem próximo ao mar. Normalmente, esta espécie desova nas praias do Norte do Espírito Santo, em Regência e Povoação, mas desta vez surpreendeu, desovando em Vila Velha.
Os ovos estavam encubados desde dezembro de 2013 e os filhotes, abandonaram os ninhos por volta das 18h, com ajuda de uma equipe do Tamar. Segundo os técnicos, quando adultos, eles poderão chegar a pesar 700 quilos, com um casco de até dois metros. Mas de acordo com as estatísticas, somente 1% desses filhotes chegarão à idade adulta.
Em Regência e Conceição da Barra, no Norte do estado, onde a ocorrência da espécie é mais comum, 30 novas tartarugas apareceram para desovar. Anteriormente, 4 a 12 apareciam. Esta tartaruga tem hábitos oceânicos e como o caso é flexível, parecido com couro, podem mergulhar a mais de 1 mil metro de profundidade em busca de alimento, água viva e medusas, por exemplo.
Segundo o Projeto Tamar, a temporada de desova sempre acontece entre setembro e março. Ao todo, na orla do norte capixaba, foram registrados 1.800 ninhos em 2013. Já na temporada que se encerra no mês que vem, já há registro de 2.500.
Desova
Durante o período de desova, a tartaruga vão até a areia, escolhem um local, cava um buraco, depositam os ovos e em seguida, enchem o buraco com areia. Esse processo pode levar até três horas, dependendo da espécie. Cada tartaruga faz quatro a sete ninhos em uma única temporada. Varia entre 100 e 120 ovos em cada buraco.
Fonte: G1
More
Blue Lagoon in Maragogi: Federal Court Bans Visits to the ‘Brazilian Caribbean’
New Missions and Technological Advances Are Paving the Way to the Moon
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader