Recentemente os pesquisadores do Lost 52 Project, liderado pelo explorador e empreendedor dos oceanos Tim Taylor, encontraram o Submarino USS S-28, que afundou em 04 de Julho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto fazia a sua 7ª patrulha pelos mares do Havaí, levando consigo a vida de 49 marinheiros dos EUA.
A embarcação de 219 pés foi lançada em 1922 e serviu a Marinha dos Estados Unidos até a tarde de 1944, quando a comunicação com outro navio que estava fazendo exercícios de guerra antissubmarina com o S-28 foi interrompida. Todas as tentativas de estabelecer contato foram perdidas e dois dias depois do ocorrido, uma mancha de óleo diesel foi vista na localização que o submarino estava operando, mas a profundidade chegava a 8400 pés, aproximadamente 2,5 km, o que excedia o limite que os equipamentos de resgates e salvamentos disponíveis na época poderiam alcançar.
“Em nenhum momento durante a aproximação ou a busca de som subsequente, foram vistos ou ouvidos, qualquer sinal que indicava uma explosão no S-28”, disse o Comando de História e Patrimônio Naval na época.
A organização do Lost 52 Project utilizou veículos subaquáticos autônomos e um ROV (veículo de operação remota), os mesmos utilizados em pesquisas de grandes profundidades pelos cientistas como a Dra. Sylvia Earle, o Dr. Eugenie Clark, Phillipe Cousteau, entre outros renomados pesquisadores marinhos.
O USS S-28 foi o terceiro submarino desaparecido na 2ª Guerra Mundial que foi descoberto pela equipe de Tim Taylor desde 2010.
More
World’s Most Powerful Solar Telescope Captures Unprecedented Image of the Sun
Incredible Encounter: World’s Largest Shark Spotted in Ilhabela (SP)
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time