* OPERAÇÃO RELENTLESS – em defesa das baleias na Antártica*
BOB BARKER SOFRE ATAQUE NOTURNO
Após localizar a frota baleeira japonesa na manhã do domingo, os navios da Sea Shepherd partiram para a interceptação.
Contudo, na noite de domingo aproveitando-se da escuridão, os arpoadores Yushin Maru e Yushin Maru nº.03 lançaram um ataque ao navio Bob Barker da Sea Shepherd durante aproximadamente 06 horas.
Os navios arpoadores cruzaram a proa do Bob Barker em um total de trinta e três vezes, arrastando cabos de aço de 250 metros e 150 metros, respectivamente, em uma tentativa de desativar hélices e lemes do navio da Sea Shepherd
O ataque foi uma tentativa de deter o Bob Barker de bloquear a rampa do navio-fábrica Nisshin Maru, impedindo os baleeiros de carregar as baleias caçadas no Santuário Antártico. É a segunda vez que o Bob Barker é atacado durante esta temporada.
A tripulação da frota baleeira jogou gelo na tripulação dos botes, que foram lançados para defender o Bob Barker do ataque. Os baleeiros também tentaram “cegar” a ponte de comando do Bob Barker com holofotes poderosos, prejudicando a visão e colocando em risco a navegação.
A tripulação do Bob Barker pode confirmar que os arpoadores Yushin Maru e Yushin Maru nº.03 estão impossibilitados de caçar baleias neste momento. Os navios da Sea Shepherd Steve Irwin e Sam Simon estão perseguindo o Nisshin Maru.
Diretor da Sea Shepherd Austrália, Jeff Hansen, disse: ” O Bob Barker está no Oceano Antártico para defender o Santuário Antártico das Baleias dos baleeiros japoneses ilegais. Austrália e Nova Zelândia são partes do Santuário. Ambos os governos da Austrália e Nova Zelândia desafiaram legalmente as operações baleeiras japonesas no Tribunal Internacional de Justiça. Então, onde estão esses governos agora, quando seus cidadãos e o Santuário estão sob ataque destes caçadores? ”
Fotos: Simon Ager / Sea Shepherd
Fonte: http://
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods