Sampol, o golfinho que escapou e se reuniu com seu grupo após 4 anos no cativeiro

sampol

Em um conto emocionante de perseverança, um golfinho capturado e mantido por vários anos em cativeiro, voltou para a sua família esta semana, depois de escapar de seu tanque e buscar seu antigo grupo.

O golfinho, chamado Sampal, foi aprisionado pela primeira vez por pescadores ao largo de Jeju Island, perto da Coreia do Sul, de acordo com o blog ambiental Take Part, que tem acompanhado a história do golfinho.

Pescadores, em seguida, venderam ilegalmente Sampal para o Pacific Land Aquarium, onde ele passou anos sendo forçado a executar truques para comer. Dez outros golfinhos foram também levados para a instalação.

“Estes golfinhos estão sendo mantidos em péssimas condições, com espaço apenas o suficiente para mergulhar em um tanque apertado”, disse Ric O’Barry, diretor do Earth Island Institute, ao Earth Island Journal. “Eles são bons candidatos para serem liberados e assim devem ser devolvidos ao oceano.”

O’Barry, que havia sido convidado a observar os golfinhos pela Associação do Bem-Estar Animal Coreana, ajudou a convencer o aquário a desistir dos golfinhos, que foram, então, enviados para a reabilitação.

“[Os golfinhos sobreviventes] agora estão de volta a um pedaço da sua casa, em um tanque temporário e eu tenho todos os motivos para acreditar que eles sabem exatamente o que fazer, uma vez que forem liberados de volta para o oceano”, disse O’Barry em junho , de acordo com o Dolphin Project.

Aparentemente impaciente para voltar ao mar aberto, Sampal escapou de seu tanque temporário em 22 de junho, dias antes do sua programada libertação.

Embora sua saída abrupta tenha preocupado, em 27 de junho, os membros do Instituto de Pesquisa de Cetáceos o viram nadando com o mesmo grupo de golfinhos do qual havia sido retirado quatro anos atrás.

“Eu acho que os outros vão estar muito bem, assim que foram também liberados”, Ric O’Barry disse ao Take Part. “Eles sabem exatamente o que fazer, eles só precisam da oportunidade de fazê-lo.”

Tradução Sea Shepherd Brasil
Fonte da notícia no link:
http://www.huffingtonpost.com/2013/07/25/sampal-dolphin-escapes-reunites-pod-family_n_3647980.html

About The Author