Raia manta negra raríssima é flagrada no litoral de SP; veja vídeo

O aparecimento de uma espécie raríssima de raia manta gigante (Mobula birostris), totalmente negra (melanística), foi registrado por mergulhadores na costa de Itanhaém, no litoral de São Paulo, esse é apenas o quinto animal do tipo a ser visto no Brasil, em 25 anos de registros.

A manta negra foi localizada no Parcel Dom Pedro II, por pesquisadores do Projeto Mantas do Brasil, patrocinado pela Petrobras e pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A equipe foi comunicada por pescadores sobre a presença no animal no local. Eles se tornaram grandes aliados na localização e registro das espécies.

Nauther Andrés/Mantas do Brasil

Considerada um exemplar gigante, a raia encontrada é fêmea e tem, aproximadamente, cinco metros de envergadura. Segundo a coordenadora administrativa e pesquisadora do projeto, Paula Romano, a espécie pode chegar a pesar 2 toneladas e ter 7 metros de envergadura.

“Conseguimos avistá-la apenas durante o nosso segundo mergulho, a cerca de 15 metros de profundidade. Depois, ela foi subindo com a gente até a superfície, e ficou na linha da água. Dessa forma, conseguimos registrar muitas imagens, como fotos e vídeos. Foi lindo”.

A aparição do animal causou grande comoção entre os mergulhadores, que têm dedicado suas vidas a estudar os animais marinhos. Paula conta que, como a raia estava na superfície, os pesquisadores que estavam no barco conseguiram vê-la, e não seguraram o choro.

“Foi muito emocionante. Eu viajo muito em busca de raias mantas, mas ver uma delas no nosso litoral é totalmente diferente. É sempre uma emoção única. O que nos deixa mais fascinados é o comportamento desses animais”.

Manta negra

De acordo com a coordenadora, a cor negra é decorrente do excesso de pigmento existente na espécie. O animal é totalmente negro no dorso, sem apresentar nenhuma macha branca, como é de costume nas raias mantas. Os locais mais comuns de se encontrar a manta negra são o Equador e o México, países com maior incidência desses animais.

“Registramos todos os espécimes encontrados no Brasil no nosso banco de dados, chamado Banco Brasileiro de Mantas. Até o momento, já identificamos 157 indivíduos diferentes. Agora, estamos no pico da temporada das raias mantas. Então, é normal que apareçam na nossa costa”.

Nauther Andrés/Mantas do Brasil

Com relação à aproximação, tudo é feito com a permissão do animal. Como as raias são curiosas, elas mesmas acabam se aproximando. A equipe realiza um estudo e a análise do comportamento dos animais, sem afugentá-los. Nos caso da espécie encontrada em Itanhaém, ela apresentava boas condições de saúde.

Paula ainda explica que, para os trabalhos de pesquisa e medição, a equipe sai para mergulhar sempre que o mar permite, o que às vezes é mais difícil durante o inverno.Ela reforça o fato de que as mantas são vulneráveis à extinção, por isso, é essencial que os pescadores tomem muito cuidado com linhas e redes, pois elas podem se machucar e até morrer.

O Projeto Mantas do Brasil procura pela incidência dos animais em todo o litoral paulista.

Vídeo: Luiza Gomes

About The Author