Na última quarta-feira dia (21/02/2019), o especialista em salvatagem e resgate submarino Jorge Luis de Paula o “Jorginho” junto com sua Equipe, Matheus e o Assis Martiniano de Paula, localizaram parte de um motor de avião ao norte do Boqueirão em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.
Logo após o desembarque o artefato foi avaliado por especialistas do IBAMA e da Capitania dos portos.
Segundo relatos do Jorginho, estavam mergulhando em busca de uma peça de um veleiro para efetuar um resgate quando avistaram o motor da aeronave, imediatamente retornando ao barco constataram que se tratava de uma peça pertencente a um avião ou barco antigo e comunicaram a capitania dos portos, em seguida efetuando a remoção da peça para posterior identificação.
O IBAMA e autoridades da Marinha foram contatados e comunicados e estão acompanhando e orientando todo o processo de identificação da peça recuperada.
Esses motores foram desenvolvidos pouco antes e durante a primeira guerra mundial.

Eram usados em aviões militares da primeira guerra mundial.
Aviões da década de 30 e 40. provavelmente pertencente ao exército americano, que mantinha operações regulares na região durante esse período.

Esse motor possuí 7 ou 9 cilindros, estamos aguardando mais informações para identificar o tipo de aeronave.
A peça recuperada pesa aproximadamente 300kg e deve ficar a disposição da prefeitura de Cabo Frio para uma eventual doação ao Museo no Rio de janeiro.

Mais buscas serão efetuadas na região com uso de sonares para tentar localizar o restante dos destroços.
Matéria exclusiva Divemag, mais informações em breve.
More
Incredible Encounter: World’s Largest Shark Spotted in Ilhabela (SP)
Fossil Found in Brazil Reveals the Oldest Known Ant Species
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time