Peixes em extinção são apreendidos; multa por unidade chega a R$ 5 mil

anjo

A Polícia Ambiental de Laguna, no Sul de Santa Catarina, apreendeu uma carga ilegal de cação-anjo, peixe que não pode ser capturado por estar em extinção. O carregamento, que estava escondido no meio de outros peixes, foi interceptado por causa de uma denúncia anônima.

De acordo com a Polícia Ambiental, o animal está em extinção desde a década de 1980. “Devido a grande caça por causa da sopa de barbatana, algumas espécies entraram em extinção, inclusive a do cação-anjo”, explica o soldado da Polícia Ambiental Robson Vieira.

O dono da embarcação disse que os pescadores foram orientados a não capturarem a espécie. “Eles pescaram por conta própria. Eu não soube que o peixe estava a bordo. Se eu soubesse teria jogado eles de volta para o mar”, afirmou o empresário Julio Fidelis.

anjo2

A multa será aplicada de acordo com a quantidade pescada, mas pode chegar a R$ 5 mil por unidade apreendida, conforme a polícia. “Ele vai sofrer duas sanções, uma administrativa, que é o valor da multa, e um processo que vai responder judicialmente, por se tratar de crime”, explicou o soldado.

A carga será mantida em um congelador no Porto de Laguna e nos próximos dias será avaliada por médicos sanitaristas. Se estiver em condições de consumo, poderá ser doada para entidades filantrópicas.

Veja mais: G1

About The Author