De acordo com pesquisadores, foi divulgado na revista americana Revista Nature, um estudo que relatou o peixe de água doce mais velho do mundo: trata-se de um búfalo boca-grande (Ictiobus cyprinellus).
Essa espécie, é nativa da América do Norte, tem a expectativa de vida de apenas 26 anos. Mas um búfalo boca-grande surpreendeu os especialistas vivendo até 112 anos.

Com a suspeita que essa espécie de peixe vive mais do que os pesquisadores pensavam, os biólogos capturaram diversos representantes da espécie entre o ano de 2011 e 2018. Todos os animais foram fotografados, medidos e marcados antes de serem soltos de volta a natureza.
Foram coletados 386 peixes ao total, e parte desses animais foram dissecados para que os pesquisadores pudessem fazer os exames necessários para descobrir suas idades. O exame é feito em uma estrutura de cálcio localizada nos ouvidos desses animais. As características analisadas mostraram que os peixinhos tinham, em média, de 80 a 90 anos.
Para confirmar esses dados, os pesquisadores recorreram a uma análise de datação de carbono. Foi aí que constataram que o peixe mais velho tinha 112 anos.
Pesquisadores e biólogos chegaram à conclusão que a idade avançada dos animais pode ser um reflexo da interferência humana sob os peixes búfalo boca-grandes. Eles acreditam que há menos nascimentos e migrações de peixes jovens desde a construção de uma barragem na década de 1930.
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing