Um dos predadores marinhos mais formidáveis e agressivos do mundo também pode sentir medo de um outro animal marinho. Capa:CC BY 2.0 / Elias Levy / Tubarão-branco
De acordo com uma recente investigação, levada a cabo por um grupo de especialistas do Aquário da Baía de Monterrey, nos EUA, e publicada no portal Nature Scientific Reports, são as orcas quem realmente apavoram os tubarões.
Durante o experimento, os investigadores americanos analisaram quatro encontros entre tubarões-brancos e orcas que aconteceram entre 2006 e 2013 na ilha de Southeast Farallon, a oeste da costa de São Francisco, EUA. Eles repararam que os tubarões abandonam a ilha cada vez que as orcas chegam lá e não regressam por um período de até um ano.

“Uma vez que as orcas aparecem, não vemos um único tubarão,” comentou um dos pesquisadores, Scott Anderson.
Por sua parte, o encarregado do estudo, Salvador Jorgensen, disse que “os tubarões abandonam imediatamente o seu local de caça, mesmo quando as orcas apenas passam lá perto”.
Os cientistas sublinham que a descoberta pode contribuir para melhor compreender as interações entre os predadores marinhos no oceano, que ainda não foram bem estudadas. Todavia, os investigadores salientam que ainda não se sabe se as orcas caçam tubarões ou se se trata de uma luta pelos elefantes-marinhos.
“Penso que isto demonstra que as cadeias alimentares nem sempre são lineares”, explicou Jorgensen, sublinhando que “as chamadas interações laterais entre os predadores de nível superior são bem estudadas em terra, mas são mais difíceis de documentar no oceano.”
More
World’s Most Powerful Solar Telescope Captures Unprecedented Image of the Sun
Incredible Encounter: World’s Largest Shark Spotted in Ilhabela (SP)
Fossil Found in Brazil Reveals the Oldest Known Ant Species