O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor ampliar a área protegida do refúgio ártico do Alasca para 12,28 milhões de acres (4,97 milhões de hectares), incluindo a planície costeira do estado onde se perfuram petróleo e gás, disse o Departamento de Interior neste domingo (25).
A proposta de ampliar a parte da Reserva Nacional de Vida Selvagem do Ártico, designada como zona virgem — que enfrenta uma dura batalha no Congresso norte-americano onde republicanos com controle em ambas as casas se opõem a reduzir a produção de petróleo — foi criticada de imediato por alguns representantes locais.
A zona virgem – mais alto nível de proteção federal contra a exploração de petróleo e gás – se estenderia a 19,8 milhões de acres, disse o Departamento de Interior.
A área em questão, uma estreita faixa situada entre a Cordilheira Brooks e o Oceano Ártico, é um lugar de vital importância para ursos polares e outros animais. O serviço geológico dos EUA calcula que a planície costeira possui cerca de 10,3 bilhões de barris de petróleo.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution