O navio foi afundado a aproximadamente 30 metros de profundidade e a cerca de 11 quilômetros a sudeste de Fort Pierce Inlet. Estima-se que 2.000 pessoas a bordo de quase 300 barcos, testemunharam o espetáculo. O cargueiro de 180 pés de comprimento e bandeira boliviana, mais recentemente conhecido como Voici Bernadette, foi rebocado para o mar e enviado abaixo das ondas pela McCulley Marine Services, baseada em Fort Pierce.
O navio deixou o porto de Fort Pierce às 7 da manhã de domingo, rebocado por dois rebocadores McCulley. Uma multidão se reuniu logo após o nascer do sol em Fort Pierce Inlet Jetty Park para dar adeus ao cargueiro que foi trazido pela primeira vez a Fort Pierce em junho de 2018.
Como foi, literalmente:
O navio chegou ao local de afundamento às 9h15 e a tripulação da McCulley Marine Services começou a tentar ancorar o cargueiro.

Então, quando os rebocadores começaram a manobrar o navio em posição de modo a enfrentar a direção certa, nordeste a sudoeste, um dos rebocadores teve problemas no motor. A questão foi rapidamente resolvida e os membros da tripulação começaram a colocar mangueiras para bombear a água do mar para dentro do navio, a fim de fazê-lo afundar. Nenhum explosivo é usado na maioria dos projetos de recifes artificiais por diversas razões.
Quando a água do mar começou a encher o porão do navio, os barcos de espectadores continuavam a chegar mais perto da embarcação para uma melhor visão do afundamento. No seu auge, pelo menos 289 embarcações estavam no local. Os barcos da unidade marítima do Gabinete do Xerife do Condado de St. Lucie e da Estação da Guarda Costeira dos EUA, Fort Pierce, ajudaram a manter um perímetro de trabalho para os rebocadores e o navio.

A água do mar foi bombeada a bordo, o que levou cerca de uma hora para enchê-la até que o navio começou a listar a porta ligeiramente. Tripulantes pularam de volta para os rebocadores e os puxões foram empurrados para fora do cargueiro.
Quando o navio começou lentamente a se encher de água do mar através dos buracos do casco, ele silenciosamente começou a deslizar mais e mais para dentro da água. A popa começou a cair mais baixo e depois o arco seguiu. Spray subiu 20 pés para o ar a partir das janelas da casa da roda. E, assim, às 11h46, depois de pouco mais de um minuto, desde a primeira listagem até as ondas, o Voici Bernadette escorregou abaixo da superfície do tranqüilo e calmo Oceano Atlântico. Tudo o que restou foi um rastro de bolhas brancas no oceano azul-celeste.
Trabalho de preparação
O cargueiro havia sido doado para o programa de recifes artificiais do condado de St. Lucie depois de ter sido apreendido duas vezes pela Alfândega e Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos por contrabandear cocaína para Miami do Haiti. Os Serviços Ambientais MMPS, McCulley Marine, funcionários do condado de St. Lucie e voluntários do Projecto People’s Reef ajudaram a remover qualquer coisa do cargueiro que pudesse ter causado danos ambientais, de acordo com os requisitos da Agência de Proteção Ambiental, Serviço Nacional de Pesca Marinha da NOAA, Corpo do Exército de Engenheiros, Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida e outras agências. No porto de Fort Pierce no final desta semana, os técnicos da McCulley usaram maçaricos para cortar seis grandes buracos no casco do navio. Eles também adicionaram mais de 200 toneladas de concreto doados pela Orlando Utilities Commission. Os dispositivos de atração de peixe-leão (FADs) também foram adicionados ao navio pela The Frapper, baseada em Vero Beach.
Custos, Total: US $ 149.000
Patrocinadores: a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA pagou US $ 37.000 pela limpeza inicial. A Coastal Conservation Association of Florida pagou US $ 50.000, incluindo uma doação de US $ 25.000 do capítulo da CCA Music City, com sede em Nashville. Isso deu ao CCA o nome do recife. Para mais informações, acesse https://ccaflorida.org.
Outros captadores de recursos: Alguns equipamentos e outros itens do navio foram leiloados na semana passada. Houve um evento de arrecadação de fundos a bordo do The Lady Chris. Placas memoriais foram vendidas a um custo entre US $ 100 e US $ 500. Uma festa foi realizada no domingo à noite para arrecadar mais dinheiro para ajudar a compensar os custos de preparação do navio.
More
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing
Titanic Recreated in Stunning 3D Model Reveals New Details About the Historic Sinking