Predjama é um dos castelos mais extraordinários do mundo, construído na boca de um complexo de cavernas no final de um vale no sudoeste da Eslovênia.
Situado a meio caminho de um penhasco vertical de 400 pés (123 metros), ele aparece em registros de 1202 e é listado pelo Guinness World Records como o maior castelo de caverna do mundo.
Com uma fachada renascentista que remonta à década de 1580, a palavra “majestosa” nem começa a descrevê-la. No entanto, para o guia turístico e historiador Vojko Jurca, um dos destaques é, nas primeiras aparições, um pouco decepcionante.
“É isso”, diz ele com orgulho, indicando um banheiro externo com telhado inclinado e uma porta fechada com tábuas.
Pode parecer normal, mas a história por trás disso não é.
A história se concentra no barão ladrão Erasmus von Lueg, um herói local que fugiu para o castelo em meados da década de 1480 depois de matar o conde Pappenheim, marechal da corte imperial de Habsburgo, em um duelo cuja legitimidade foi contestada.

Fonte: https://edition.cnn.com/travel/article/predjama-castle-slovenia/index.html
More
World’s Most Powerful Solar Telescope Captures Unprecedented Image of the Sun
Incredible Encounter: World’s Largest Shark Spotted in Ilhabela (SP)
Fossil Found in Brazil Reveals the Oldest Known Ant Species