Navio que tentou avisar Titanic sobre iceberg é encontrado no Mar da Irlanda

Sonar possibilitou mapeamento de destroços do SS Mesaba, o que revelou detalhes que possibilitaram sua identificação — Foto: Universidade de Bangor

Uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, encontrou os destroços da embarcação que tentou avisar o RMS Titanic sobre a presença de um iceberg em seu caminho.

A descoberta deste e de mais 272 navios naufragados no Mar da Irlanda foi relatada pela arqueóloga marinha Dra. Innes McCartney, no livro “Echoes from the Deep” (“Ecos das profundezas”, em português), publicado na terça-feira (27).

Em 1912, o SS Mesaba, um navio mercante, cruzava o Atlântico quando se deparou com um enorme iceberg. A tripulação enviou um aviso sobre o obstáculo, que foi recebido pelo Titanic, mas a mensagem não chegou à ponte de comando. Mais tarde naquela noite, o navio de passageiros colidiu com o iceberg e afundou. Cerca de 1500 pessoas morreram.

O SS Mesaba, por sua vez, continuou atuando como navio mercante por mais seis anos, até ser atingido por torpedos enquanto estava em comboio, em 1918.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/28/navio-que-tentou-avisar-titanic-sobre-iceberg-e-encontrado-no-mar-da-irlanda.ghtml

About The Author