O navio fábrica da frota baleeira japonesa NISSHIN MARU Colide com o Navio de reabastecimento Sun Laurel, e com os navios da frota da Sea Shepherd: SAM SIMON, STEVE IRWIN, e BOB BARKER
Relato do incidente: 20 de fevereiro de 2013 – MELBOURNE, Austrália – O SSS Bob Barker e SSS Steve Irwin foram abalroados pelo navio fábrica da frota baleeira japonesa Nisshin Maru. O matadouro flutuante é oito vezes maior que o Steve Irwin. O Bob Barker e o Steve Irwin estavam atrás do navio Sun Laurel, Steve Irwin a bombordo e o Bob Barker a estibordo. O Shonan Maru No. 2 ordenou através de megafones que o navio australiano da Sea Shepherd, o SSS Sam Simon, que estava localizado em Território Antártico Australiano, a deixar a área por ordem do Governo do Japão. Granadas de concusão foram jogadas no convés do Bob Barker e do Steve Irwin pela tripulação do Nissin Maru.
O capitão Peter Hammarstedt contatou pelo rádio o navio da frota baleeira Nisshin Maru, e disse-lhes que o Bob Barker tinha a intenção de manter o curso e a velocidade, e que a obrigação moral e legal de evitar a colisão seria do Nisshin Maru. O Nisshin Maru, virou-se e colidiu seguidas vezes com os navios da Sea Shepherd
Após o ataque o navio da Sea Shepherd Bob Barker emitiu um pedido de may day, devido as sérias avarias sofridas, o Nisshin Maru virou-se e começou a fugir para o norte, o ex-senador Bob Brown da Austrália co-lider da campanha da Sea Shepherd, informou ao governo australiano das violações japoneses do direito internacional e apelou para Tóquio remover os seus navios e desistir de sua grosseira violação das leis australianas e internacionais. Ele diz que a Marinha australiana deve ser enviada para restaurar a lei. Atualmente o Sun Laurel está sendo escoltado pela frota da Sea Shepherd, uma vez que eles não têm equipamentos de emergência e salva-vidas para as águas potencialmente traiçoeiras do Oceano Austral.
O Diretor da Sea Shepherd, Austrália, Jeff Hansen disse, “O Nisshin Maru cometeu no equivalente marítimo a um acidente de atropelamento. Ele abalroou o Sun Laurel, colocando-os em perigo, e simplesmente o abandonou.” Todos os navios estão se dirigindo para o norte com os caçadores de baleias ilegais do Japão dois quilômetros à frente da frota da Sea Shepherd.
Veja o Vídeo:
Eco terrorists