NAUI: Palestra Unidades de Conservação no Brasil e o Mergulho Recreativo

Esforços e Dificuldades Criadas para a Regategorização de Alcatrazes SP  e Arvoredo SC

Marcelo Skaff
Marcelo Skaff

Por : Marcelo Skaff  NAUI Instructor #44435

Marcelo Skaff é especialista na área ambiental, reunindo em seu curriculum inúmeros documentários nos mares do mundo inteiro .T

ambém acumulou muita experiência enquanto diretor do Parque Nacional Maritimo dos Abrolhos, lidando com as particularidades de uma Unidade de Conservação aberta ao turismo .

Breve histórico : Oceanógrafo, Consultor Ambiental, Consultor Científico,Fotógrafo de Natureza, Instrutor de Mergulho Autônomo  da  National Association of Underwater Instructor (NAUI), Mergulhador desde 1988, Participante de inúmeras Expedições Científicas, (Antartica, Brasil-Africa, Galapágos…)

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação estabelece uma serie de categorias possíveis no território brasileiro. Algumas delas mais permissivas e outras mais restritivas, do ponto de vista de uso público.

As Unidades de Conservação, em especial os parques sejam eles nacionais, estaduais ou municipais, representam importantes áreas do ponto de vista ambiental sem sombra de dúvidas.

A visitação quando bem planejada representa uma ferramenta moderna e funcional de conservação e tem sido uma estratégia mundial para integrar pessoas a natureza.

A atividade de mergulho recreacional e técnico tem um papel fundamental nesse contexto nas unidades marinhas brasileiras, porem parte dos locais de mergulho tradicionalmente utilizados para nossas atividades estão categorizados de forma a restringir as atividades de turismo e uso público recreacional. Um clássico exemplo é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Precisamos nos mobilizar para que as unidades de conservação continuem a existir, mas que também atendam as demandas da sociedade organizada, onde a recategorização deve ser estimulada considerando a realidade dos locais, assim como aconteceu no Arquipélago de Anavilhanas no Amazonas.

Temos ainda que lutar para que mais Parques Marinhos sejam criados para proteger áreas frágeis que estão sendo sistematicamente degradadas, porém não  me parece a estratégia mais funcional criar “Ilhas de Conservação” onde usuários fiquem do lado de fora.

 

DATA : 17 de Agosto de 2013  

LOCAL: XVII Encontro NAUI MERCOSUL JUNDIAI SP

 

ficha de inscrição : http://naui.com.br/documentos/43_doc.pdf

NAUI SERVICE CENTER MERCOSUL

Av. Pedro Blanco da Silva 681 , conj 3 – JUNDIAÍ SP – BRASIL

55(011) 4491-0031 cial/fax

www.naui.com.br

atendimento@naui.com.br

About The Author