O nascimento de um tubarão-zebra, incomum em cativeiro, foi filmado pela primeira vez, anunciou nesta quarta-feira (7) o aquário Oceanópolis de Brest, no Oeste da França.
Pela primeira vez na Europa, um tubarão-zebra se reproduziu em cativeiro e deu à luz três filhotes desde 10 de junho.
Após essa primeira eclosão, os tratadores do aquário reforçaram a vigilância para poder observar o breve momento do nascimento de um bebê tubarão.
“Foi preciso mais de vinte noites de vigília para finalmente captar este instante excepcional jamais filmado desta espécie de tubarão“, informou o parque em comunicado.
O segundo filhote nasceu em 30 de julho e o terceiro, em 3 de agosto – outros dois ovos ainda devem eclodir.
O vídeo da eclosão do pequeno tubarão está disponível no site do parque francês – com áudio original e sem legendas em português.
As imagens capturadas servirão para fazer um documentário – coproduzido por uma dezena de aquários públicos franceses -, que será apresentado durante o Festival do Filme de Aventura Oceanográfica, no Oceanópolis, entre 20 de outubro e 1º de novembro deste ano.
Os tubarões-zebra, cujos machos podem medir mais de três metros, são ovíparos.
Durante cinco meses, o embrião se desenvolve no interior de um ovo, com cerca de 20 centímetros de comprimento, tendo que romper o invólucro para sair.
Inofensivo para o homem, o tubarão-zebra não corre risco de extinção, mas é vulnerável em razão da sobrepesca e, especialmente, do comércio de barbatanas, que têm como destino o mercado asiático.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution